Conferência sobre o Sítio Arqueológico de Loulé Velho - João Carlos Santos doou utensílio em bronze ao Museu Municipal de Loulé

Legenda: Momento da doação do utensílio de bronze.
 Legenda: Público presente na conferência. 
 Legenda: Momento da doação do utensílio de bronze.

Legenda: Utensílio doado ao MML.

No passado dia 26 de Julho de 2018, no Auditório do Centro Autárquico de Quarteira, teve lugar a Conferência: Loulé Velho arqueologia de um sítio (quase) desaparecido. Após a apresentação da Drª. Catarina Viegas e Dr. Rui Roberto de Almeida, em que foram apresentadas diversas fotografias que denotam a importância ancestral do sítio de Loulé Velho (Quarteira), passou-se ao momento de intervenção do público.

Pedi a palavra e apresentei alguns aspectos mais relacionados com a questão historiográfica do sítio de Loulé Velho, que sendo ingualmente importantes, ajudam a compor o quadro deste rico património de época romana, nomeadamente, o possível topónimo atribuído ao local nos principios do século XVIII. Loulé Velho, trata-se de um topónimo, mais recente em termos históricos. 

Por fim, tive o prazer de doar uma peça em bronze que encontrei em 2016, junto a um dos concheiros existes na arriba de Loulé Velho. Trata-se de uma peça em bronze, um utensílo possivelmente utilidade para raspar algo ou até mesmo para abrir moluscos, devido à sua forma e contexto em que foi encontrado.

Temos conhecimento que cerca de 95% da colecção existente sobre o sítio arqueológico de Loulé Velho e que se encontra ao cuidado da Câmara Municipal de Loulé e respectivo Museu, são oriundos de doações que tiveram lugar ao longo dos anos. Se tiver em casa algum tipo de património proveniente de um local arqueológico, entregue ao cuidado das autoridades competentes para que esse Património possa ser estudado e fruído por todos nós.

Comentários