Resultado da Votação - "Concorda com a reconstrução do Forte Novo?" E, algumas considerações.


Legenda: Gravura do Forte Novo ou Fortalesa de Quarteira. 

Legenda: Votação levada a cabo no grupo de facebook: Quarteira. 

Esta votação foi levada a cabo no grupo de facebook "Quarteira", com a finalidade de descortinar qual seria a percentagem de aceitação das pessoas em relação à reconstrução do Forte Novo. Foi possível recolher a seguinte informação:

Sim - 105 votos
Não - 5 votos
Não tenho opinião - 4 votos

De forma expressiva o "Sim" adquire predominância, tendo o "Não" obtido 5 votos e por fim, "Não tenho opinião" 4 votos. Não é de todo uma votação fidedigna ou universal em termos da opinião que os habitantes partilham. Contudo, lança as bases para um debate mais aprofundado, para um estudo desta ideia, uma vez que, nasce precisamente com esse objectivo de trazer à ribalta a questão do Forte Novo, esse que foi um dos exemplos maiores do Património Histórico edificado da povoação e neste momento, um dos exemplos maiores da Memória Colectiva e do imaginário Quarteirense. 

Este forte "novo", defendeu durante séculos a povoação de Quarteira, transmitiu segurança às pessoas, e por isso, garantiu que a vida acontecesse na terra de Quarteira. Outros fortes e fortalezas ao longo do litoral algarvio tiveram o mesmo destino, no entanto, em Quarteira vamos a tempo de poder fazer algo mais, algo de diferente que transmita aos vindouros que os Quarteirenses do início do século XXI, fizeram um "fac simile" não por mera avareza ou só porque podiam, mas porque perceberem a importância daquele património e o seu impacto. 

Quarteira, está a entrar num século onde os elos com o seu passado estão de forma progressiva a diluir-se, uma política Histórico-Cultural que permita valorizar as suas particularidades está ausente da determinação política e uma agenda de simples aquisição de imóveis, não é solução para este vazio quase espiritual que se vive nesta freguesia. 

O desafio para futuro não passa, inteiramente, pela melhoria do destino turístico que preconiza, Quarteira-Vilamoura, consegue-o pela dinâmica dos seus empresários e das pessoas que a fazem acontecer, o desafio será em mostrar aos Quarteirenses e a Todos os que nos visitam, que além de Marchas Populares, Carnaval de Quarteira etc... temos património, temos antiguidade e que não somos uma mera criação moderna iniciada algures no século XVIII, após o Grande Terramoto. Somos mais do que isso e o grande desafio será o de repor Quarteira no seu devido lugar dentro da História do Concelho de Loulé.


Comentários